sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

PUBLICAÇÕES


PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO DE 2022

Livro 02/2022
Dois Contos em Agosto
Contos



Livro 01/2022

O Homem do Livro de Borges Netto
Romance




PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO DE 2021

Livro 01/2021
Uma Noite Acampados de Borges Netto
Memórias


Livro 02/2021

Biblioteca Encantada de Fernanda Lauck Jablonski
Literatura Infanto-Juvenil

Livro 03/2021

O Lar das Meninas de Borges Netto
Contos

Livro 04/2021
O Lorde do Casarão de Borges Netto
Romance - 2ª Edição

Livro 05/2021
28 Dimensões de Eduardo Jablonski
Crítica Literária

Livro 06/2021
O Anjo da Asa Partida de Eduardo Jablonski
Crítica Literária



PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO DE 2020

Livro 01/2020
A Gata de Carmelita de Borges Netto












PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO DE 2019

Livro 07/2019

Prelo: Eterna Busca de Joemy Garcia


Livro 06/2019

Basta folhear o livro, e em seus cento e poucos poemas iremos notar o quanto o poeta nos diz de suas andanças por estes pagos, e por seus amoresespalhados po5r este rincão, que ele faz questão de salientar em sua apologia de gaúcho apaixonado, no verdadeiro sentido da palavra, pois ama sua terra e todas as prendas que surgiram em sua vida.


Livro 06/2019
Prelo: Urbes - Uma Narrativa de Nosso Tempo de Tita Nunes





Livro 05/2019
Sementes Poéticas de Elaine Lauck

"A professora Elaine Lauck é a mais criativa docente que já conheci. sempre faz atividades diferenciadas, pesquisando, pensando, refazendo. e sua dedicação ultrapassa os limites de um trabalho normal de educadora. Sementes Poéticas III é uma prova disso".
F. Schoenardie





Livro 04/2019

A Caminho do Último Ponto de Claudio Wurlitzer

Aqui consigo andar por trilhas na mata, contemplando a lua, as curvas de um rio e as ruas da cidade, desviando obstáculos e deixando espinhos para trás. Volto à juventude e registro passagens reais, e alimento o imaginário de quem vive as mídias modernas sem ter a exata noção de uma máquina de datilografia, sem aparelho celular, inexistente mesmo nos filmes de ficção, exercendo a comunicação com qualidade. Incluo detalhes de uma trajetória entre serviço público, o lado poético, e o saudosismo da minha pacata Gravataí. nostálgico, revelo o início da carreira em meio à brincadeira de fazer um jornalzinho do time de futebol. escrevo criticando comportamentos. mas, sobretudo, valorizo aspectos de nossa história, permeando  por ações de protagonismo, vivências e ainda com a utopia de imaginar um mundo mais equilibrado quando as pautas envolvem temáticas ambientais e da (in)justiça social.


Livro 03/2019

Bom-dia, com Poesia! - Serginho

 As postagens na internet de Sérgio Luiz da Silva, agora ganham as páginas de um livro. Seus pensamentos poéticos foram reunidos em 100 páginas. Sucesso garantido na praça.




Livro 02/2019

Os 140 Filhos de Mãe Nana - Carlos Albani
Mesmo que um dia ela vire uma freira, como tanto deseja, a MÃE NANA é  a mulher que teve 140 filhos e determinou o DESTINO de cada um deles logo que foi dando à luz e saiu batucando, digo, batizando a gurizada ao som do BLUES, do SAMBA e da canção BREGA, as suas paixões musicais de toda uma vida, bem comprida, e iluminada, aliás.


Livro 01/2019

Batalhão Gravataí de Borges Netto

Zeca Garcia é homem da terra e não da guerra. É homem simples que nunca empunhou uma arma. Incorporado a Revolução Farroupilha, põe a prova todos os valores da roça. Seu recrutamento é promessa de formação de um batalhão em Gravataí ao destemido general Bento Gonçalves. Agora é hora de lançar mão a lanças, adagas e espadas. Zeca Garcia tem apenas sua foice. Será sua companheira durante os confrontos. É a ferramenta que o mantém preso a terra. O romance é a saga da formação do clã Borges do Rincão da Madalena.


PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO DE 2018

Livro 07/2018  

Estrela-Guia
de Luiz Carlos Lacerda O autor não sabia exatamente porque nutria esta grande vontade de escrever versos. Muitos deles ficaram perdidos no tempo e no espaço, pelas andanças que fez por estes pagos, onde trabalhou em fazendas de criação de gado e granja de arroz. O autor foi também carreteiro, oleiro, poceiro, feirante e distribuidor de café. Agora descobre que fazer versos é sua real vocação. 



Livro 06/2018  

Sementes Poéticas
org Elaine Lauck A professora Elaine Lauck, do Colégio Santa Teresinha (Santo Antônio da Patrulha/RS), traz poemas de seus alunos. Diz a organizadora: "Mais uma vez nos aventuramos pelos caminhos da poesia. a poesia é encantadora e, depois de nos aventurarmos por esse mundo, fica difícil querer voltar. Seguir em frente com os textos poéticos dos alunos é despertar o desejo  não só da escrita por meio de metáforas, mas também aguçar a competência do leitora".


Livro 05/2018  

Buquê de Flores 
de Osvando Perez Alves Inspirado no cotidiano e em viagens que fez à Bahia, terra que enaltece com uma rima copiosa, este livro traz também três crônicas. Tudo neste livro  é resultado de sua experiência de vida. No verso o autor procura falar de amor, esperança, tristeza e de flores. Não há preocupação com grandes e polêmicos temas. apenas o prazer de registrar em seus versos os sentimentos e a indignação com os acontecimentos do cotidiano. 


Livro 04/2018  

                               
  Literatura Contemporânea de Gravataí II
 de Eduardo Jablonski 








 Livro 03/2018

                                 

 Longe de Casa (Crônicas de Viagem) 
de Borges Netto As viagens têm o dom de nos afastar e nos desligar de tudo aquilo que está enraizado. Inclusive das recordações. A emoção das coisas novas surge de maneira tão espontânea que nos deixa com poucas palavras na hora de fazer os registros no papel. jamais havia pensado existir uma novidade num simples piscar de olhos e num desembarque. Passado o deslumbramento, creio estar pronto para uma narrativa Longe de Casa.


Livro 02/2018

                                
Limites de Segurança de Borges Netto  2ª edição  

Conheça os passos do executivo desempregado que busca colocação no interior de Gravataí. sua tarefa é simples: levar telefonia e luz elétrica a um bairro esquecido por Deus e pelo poder público. além disso, modernizar as instalações e as atividades para tornar o empreendimento competitivo. Mas tudo isso pode ser perdido quando ele encontra o Clube do Tigre, bar noturna que é o grande segredo da localidade.          


Livro 01/2018

O Neto do Emílio de Maurício Zimmermann

É um livro denso, no sentido que é um depoimento sem muita limpeza literária, ou com poucos parágrafos, o que torna a leitura densa, pesada, sufocante. Mas apenas no sentido de ser algo vindo de um autor que se sente sufocado por lembranças da infância, enfim, da sua vida, e ele repassa isso exatamente num texto compacto.

 
                      


PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO DE 2017


Livro 06/2017

A MENINA DO COLAR E A GIRAFA ELÉTRICA
C.A. Albani da Silva

Com a mãozinha na pata da Girafa Elétrica, espirrando por causa do choque, a Menina do Colar leu nos olhos da amiga: "Porque a vida está em algum ponto entre o lírico e o absurdo".



Livro 05/2017
SEMENTES POÉTICAS org. por Elaine Lauck



Textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Teresinha.



Livro 04/2017
DIVINO ESPÍRITO SANTO de Maria Inês Guilloux Leal
Das origens açorianas à retomada  da festa em Gravataí

"Buscando respostas, resgatamos a memória da Festa do Divino através do estudo da simbologia e do imaginário das pessoas, que veem no Divino não apenas um objeto de sua fé, mas um amigo capaz de4 suavisar as dificuldades de cada um. deparamo-nos com a explicação de que a festa inicia-se após o Pentecostes."



Livro 03/2017
DAS COISAS DE POUCA IMPORTÂNCIA de Borges Netto - 2ª edição
Este livro evidencia a maturidade de seu autor como escritor. o ritmo do texto é fluente e exato. não se poderia acrescentar ou extrair nenhuma expressão. é uma escultura de palavras, que o autor limou, buscando o detalhe. Afinal, alguém já não disse que a perfeição mora aí? As frases curtas lembram Hemingway, inclusive citado pelo autor como uma de suas influências.
A respeito da temática, ele ingressa no mundo das lembranças de uma forma intimista. Fala com admiraçção que tem por seu pai e por sua mãe, da vida difícil de agricultor, da descoberta da literatura, que deslumbraria sua vida, e do amor pela companheira, Denise Jorge...

Livro 02/2017
EU TINHA UMA BONECA ENCANTADA... de Borges Netto
As melhores palavras foram buscadas para narrar o desejo de Maria Elocir em transmitir à comunidade sua luta pela vida. Cenas tempestuosas, que ofendem e torturam, e abordagens para evitar pareceres de certo ou errado foram evitadas por tratar-se de um tema muito difícil.
Para a narrativa o autor visitou o próprio passado. Trouxe as práticas na lavoura, o encantamento rural e o abate no matadouro.
O texto foi considerado pelo autor um sublime exercício literário onde foi possível utilizar todos os recursos para que a narrativa caminhasse com segurança e evitasse as más interpretações.

Livro 01/2017
UMA ROCHA NA COZINHA de Márcia Pinheiro

Uma Rocha na Cozinha é um livro de receitas resgatadas das amigas, comadres, tias e avós de Vera Teresinha da Rocha.
São receitas de doces e bolachas que não exigem grandes habilidades na cozinha, mas um pouco de dedicação e uma pitada de carinho são os principais ingredientes para quem deseja se aventurar no mundo da culinária.




PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO DE 2016


Livro 13/2016
CONTOS PARA CANTAR DO INVENTOR DO VENTO 
de C.A.Albani da Silva

"Tem letra de música? Tem sim. E bastante! Coisa de cancionista / Coisa de cantadô. Poema não tem, então? Tem, sim! Vou trabalhando as cartas da palavra candada, falada, escrita. Ah! É o conto que ficou de fora? Ficou não, trago montes de causos modernistas aqui, coisa de cantadô? Cantadô coisando! São as primeiras histórias deste Inventor de Ventos... Na verdade nem são as primeiras: É o primeiro de histórias do Inventor do Cavalgando o Vento, daí sim!"




Livro 12/2016 - POESIA
100 POESIAS DA ALMA de Osvando Perez Alves

Simples, humilde, inteligente, com valores pessoais que todos deveriam adotar para que o mundo que nos cerca pudesse ser um pouco melhor. É possível que alguém mais letrado produzisse palavras mais eloquentes para descrever a obra.





Livro 11/2016 - POESIA
ROSA BRANCA de Osvando Perez Alves











Livro 10/2016 - ENSAIO TEATRAL
CINDY, A MAIS BELA de Verlaine Terres








Livro 09/2016 - PENSAMENTOS

PINTANDO COM PALAVRAS de Alice Barbosa










Livro 08/2016 - ROMANCE E POESIA

VENCENDO AS BARREIRAS DA SEPARAÇÃO - 3ª edição 
de Círio de Melo









Livro 07/2016 - ROMANCE
MENINAS DE PORCELANA de Juliano L.Perlinzer











Livro 06/2016 - ROMANCE
O CIRCO  de Fernando Medina

O Circo é um romance infanto-juvenil, que se passa num tempo em que os circos eram a grande atração da petizada. Este romance, embora não tivesse o escopo de relembrar os bons tempos dos teatros ambulantes, vigentes ainda pelo Brasil afora, posto que sem o fulgor da época em que atrações mais atraentes como a televisão ainda não faziam parte da vida da molecada — mesmo que não fiquemos com saudades dos bons espetáculos circenses, conduzirá o leitor a uma história de amor, intriga, segredos, e onde a infâmia tem seu lugar, mostrando o lado ao mesmo tempo humano e hipócrita de seus personagens, sem deixar de aludir à puerilidade e à travessura da infância, como a dos meninos que dão início à narrativa, que são em parte o mote do enredo deste livro.


Livro 05/2017 - ROMANCE
CANÇÃO PARA ANA de Borges Netto


O personagem principal, já idoso, tem como tarefa escrever a história de sua vida. Para isso precisa visitar o passado e trazer à tona seus sentimentos perdidos, a meiguice da infância e as descobertas na adolescência. A história, comprada por um editor que lhe dá dicas de como escrever, vai se emaranhando nas dificuldades de uma boa narrativa literária. Com isso o autor consegue transmitir seu método de trabalho, sua dedicação com os diálogos, sua extrema exigência com a leveza dos parágrafos e a busca incansável da melhor palavra para se expressar.


Livro 04/2016 - ROMANCE
UM DESERTO LOGO ALI  - 2ª edição - de Borges Netto

“É uma obra mais densa, que pode ser incluída em ambos os ciclos (ciclo do agricultor e ciclo do artista). O texto é fluente e ágil, como o dos melhores redatores.”
 “Borges Netto parece dever tudo ao jornalismo, sem nunca ter estado numa redação.”


 Eduardo Jablonski,



Livro 03/2016 - ENSAIO
LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE GRAVATAÍ 
de Eduardo Jablonski


"Acertamos com o idealizador do Clube Literário de Gravataí, Borges Netto, que escreveríamos um estudo sobre a literatura contemporânea na cidade. Para tanto, foram-nos repassadas obras do próprio Borges, de Célia Fagundes, de Círio de Melo, de Claudio Wurlitzer, de Fernando Medina e Maria Izabel Moreira. Propusemo-nos a fazer análises de dez páginas (conforme as normas da ABNT) sobre cada um deles, e constatamos em quase todos alguma aproximação com o pós-moderno, e então inserimos um pequeno ensaio a respeito da escola."



Livro 02/2016 - POESIA
POEMAS EM SI MENOR de Borges Netto
"...Borges Netto ampliou todos os adjetivos que já havia mostrado nas primeiras coletâneas. Expandiu o número de metáforas, aproximando-se da poesia pura; inspirou-se mais uma vez na natureza e convidou a amada para uma longa conversa, cheia de imagens.
Enfim sua vida cumpriu uma missão. Futuramente podemos lembrá-lo como um poeta que amou os livros e as mulheres.  " Eduardo Jablonski 



Livro 01/2016 - CRÔNICAS
COMUNICAÇÃO EM GESTÃO E TECNOLOGIA
Coordenação Eduardo Jablonski + alunos da Faculdade QI

"Desta vez aconteceu alguma coisa diferente: a alegria dos acadêmicos, que achavam impossível se ver em letra de forma, mexeu conosco. O projeto nasceu com a meta de movimentar a comunidade acadêmica nas Faculdades QI, e não tínhamos noção de que muitas pessoas ficariam felizes com isso. Vinte e cinco anos atrás, quando começamos nossa carreira nas publicações, ficávamos empolgados com a mínima coisa, mas agora só nos alegramos com a felicidade dos outros."
Eduardo Jablonski 









PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO EM 2015




























PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO EM 2014





















PUBLICAÇÕES CLUBE LITERÁRIO EM 2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário